Home / Soluções ThinClient / WTware / Configurando WTware boot via rede (PXE)

Configurando WTware boot via rede (PXE)


Autor:

Valdemar Júnior

Versão:

1.0

Revisores:

 

Data:

29/09/2014

 

Objetivo: Este guia informa como configurar o boot via rede PXE.

Aplica-se a: Thin Clients ou terminais que possuem WTware instalado e precisa que o boot seja feito via rede PXE.

Requisistos: 1. Você precisa ter uma placa de rede com BootRom (ou carregar o emulador da bootrom pelo CD, disquete ou HD).

2. Você precisa ter um servidor DHCP configurado corretamente na rede. Caso não tenha temos a opção de ativar o DHCP-server do proprio WTware. (Vide Instalação do WTware)

3. Você deve verificar se o TFTP-server está incluso na instalação do WTware.

 

1. Instalação DHCP (Somente quando não se tem um DHCP-server ativo na rede)

 

 Obs: Quando já se tem DHCP-server ativo na rede desmarque essa opção.


2. Configurar ThinClient para boot via rede PXE:

Após entrar na tela de configuração do WTware selecione "Configuration file" e dê enter.


Mudar o parametro "Configuration file" para "Receive by network (TFTP)".

 

 Setando parâmetros de configuração do WTware para boot via rede PXE:

Abra o WTware, vá no menu INICIAR/TODOS OS PROGRAMAS/WTWARE/CONFIGURATOR-ADMINISTRATOR para abrir o gerenciador do WTware.

 Após abrir o gerenciador do Wtware, conecte o Thin Client na mesma rede do Terminal Server onde o Wtware está instalado e ligue-o. Note que depois que o equipamento tiver o IP do DHCP do Wtware aparecerá o MAC Address do equipamento na console do Wtware. Selecione o MAC do equipamento clique em Server com o botão direito do mouse e depois em New Parameter para adicionar os parâmetros do Wtware ao equipamento.

  


1.    Selecione o MAC address correspondente ao Thin Client.

 

                    


                Click com o botão direito do mouse e selecione a opção New Template.

                   

 

               Crie um nome para sua Template e click em OK.

 

 

 

              Agora vamos configurar apenas o parâmetros de mais importância, repare que na aba Server vamos utilizar o servidor “192.168.0.1” com a porta padrão do protocolo RDP “3389”.

 



           Caso queira iniciar já com um usuário definido, essa configuração é realizada na aba User, informando o nome de usuário no campo “User name” e a senha no campo

 
 


              Feito o passo acima, selecione a opção Keyboard para selecionar o layout do teclado que irá ser usado no terminal, do lado direito selecione a opção pt-br (Portuguese (Brazil)) conforme a imagem abaixo.

 

           Na aba Disk é aonde configuramos o que queremos habilitar para o usuário, “Floopy” é a unidade de disquete, “IDE CD/DVD-ROM” é a unidade de CD/DVD-ROM, e “USB flash drives” é a unidade USB, essas unidades normalmente são desabilitadas por padrão para que evite do usuário utilizar de forma indevida o terminal, mas podemos habilitar tanto para todos os usuários como também apenas para alguns usuários. 



 


   1. Na aba Turnoffmenu temos algumas opções;

 

                   Abaixo seleciona-se a última opção “X.org 1.5.3 graphic library drivers, suffix (x)” e configura-se o driver de vídeo do equipamento. Nesse caso configure o WeeClient que usa o driver rdcm12(X). Para selecionar o driver é preciso selecionar primeiro a opção Vídeo do lado esquerdo e depois, do lado direito selecionar o driver rdcm12(X)conforme a imagem abaixo. Caso utilize o UniClient, TC-NET ou Dot.Station o driver que deve ser selecionado é o I810FB(F). Caso utilize algum outro equipamento que tenha placa de vídeo diferente das placas dos equipamentos citados, é necessário pesquisar qual driver é compatível com a placa de vídeo no site http://wtware.com/docs5/

config.html#video. Caso não encontre sua placa de vídeo na documentação é porque não existe driver para ela, nesse caso pode-se usar o driver VESA(F) que é um driver padrão.

 

             Agora vamos configurar o BPP, temos duas opções 16 ou 32bit constar o CHECK .

       Mas repare que ao selecionar a checkbox e ir pra próxima opção na aba BPP não fica com um CHECK,  então temos que marcar a opção 32bit, clicar em outra aba no menu da esquerda e voltar novamente para a aba BPP, dessa forma o item BPP fica checado. 


 



        Terminando pode-se clicar em “Save and Close” para ir a próxima

3. Na tela vemos o template criado no lado direito da tela: 

 


 1  Para aplicar a um Weeclient basta arrastar e soltar o template no campo da central como imagem:


                 

             Ao soltar o template deverá ser aplicado ao weeclient, para salvar clicamos em  save no canto inferior. Após salvar basta reiniciar o weeclient que que os parâmetros serão aplicados.



Para saber sobre os demais parâmetros acesse http://wtware.com/docs5/config.html

Para mais informações acesse o nosso Fórum: www.thinnetworks.com.br/forum ou entre em contato conosco através dos meios de comunicação.

Fone: (61) 3037-5111 / E-mail: suporte@thinnet.com.br


    Post a comment

    Your Name or E-mail ID (mandatory)

    Note: Your comment will be published after approval of the owner.




     RSS of this page