Configurar o controle de aplicação
Autor: | Lucas Vidigal Mello | Versão: | 1.0 |
Revisores: | | Data: | 29/09/2014 |
Objetivo: Ensinar de maneira objetiva como configurar um controle de aplicação do AADS server.
Aplica-se a: Todos quem possuem o software AADS instalado e desejam configurar o controle de aplicação para os terminais da rede.
Requisitos: Possuir o software devidamente instalado de acordo com o seu sistema operacional.
OBS: O controle de aplicação não está disponível para Windows server 2012 e Windows 8 ou 8.1.
Antes de configurar o controle de aplicação é necessário ter acesso a ele através da aba "Aplicações" conforme imagem:
Passo 1- Modos de controle de aplicação
O controle de aplicação do AADS possui três diferentes modos de operação:
O primeiro modo é também o "Default", permite que todos os usuários tenham acesso a uma área de trabalho completa sem qualquer tipo de restrições.
A segunda e a terceira opção tornam o controle de aplicações ativo, porém a diferença dentre elas é que a segunda o usuário consegue visualizar se existe um controle de aplicação destinado a ele. Caso não tenha um controle de aplicação configurado, a segunda opção exibirá uma área de trabalho completa ao usuário. Já no caso da terceira opção, o usuário receberá uma mensagem conforme imagem abaixo:
Passo 2- Tipos de controle de aplicação
"Aplica restrições ao acesso a aplicações" implica que o usuário não tem permissão para iniciar qualquer outro aplicativo que não esteja associado a ele pelo controle de aplicações do AADS. No entanto, pode acontecer que alguns aplicativos necessitem de (sub-)aplicações. Por exemplo, um pacote Office que precisa iniciar um programa de gravação de mídia ou a aplicação de ajuda "F11". O administrador nem sempre saberá quais as (sub-)aplicações são necessárias para que um aplicativo funcione perfeitamente, neste caso a opção "Aplica acesso a aplicações sem restrições" pode ser considerado.
OBS: Quando "Aplica acesso a aplicações sem restrições" está ativa as aplicações estão autorizadas a iniciar um aplicativo não atribuído ao usuário.
Passo 3- Título do menu iniciar
É possível definir o título do menu inciar do usuário:
No exemplo abaixo vemos um menu iniciar com o título "Menu iniciar personalizado".
OBS: Veja que nesse exemplo o usuário possui acesso apenas a calculadora e ao bloco de notas.
Passo 4- Criando uma regra de aplicação
Para criar uma nova regra primeiramente é necessário estar na aba "Usuários, Grupos e Aplicações".
Uma vez na aba, será apresentando no lado esquerdo da tela os Usuários e os Grupos e no lado direito as regras criadas. Para criar uma nova regra de controle selecione o ícone do computador com o símbolo azul "+", após essa seleção uma linha de regra será acrescentada em branco.
A primeira coluna define o nome que será apresentando ao usuário, por exemplo na linha 1 da imagem abaixo o usuário teria escrito no menu "Calculadora".
A segunda coluna define o nome a ser resolvido para executar o programa, na imagem abaixo seria calc.exe. (Caso o administrador não saiba exatamente o nome do programa a ser executado é possível buscar pressionando F3 ou dando um duplo click na coluna)
A terceira coluna define onde o AADS deverá buscar o executável da aplicação no exemplo abaixo seria "C:\Windows\System32". (Caso o administrador não saiba exatamente o nome do programa a ser executado é possível buscar pressionando F3 ou dando um duplo click na coluna)
A quarta coluna é opcional e define uma linha comando a ser executada pela aplicação em questão
A quinta coluna define como o usuário terá acesso a essa aplicação (Primeira opção a aplicação inicia automaticamente ao se inciar o sistema operacional, segunda opção a aplicação inicia em modo maximizado, terceira opção a aplicação inicia minimizada e ultima opção define se o usuário terá ou não interação com essa aplicação)
Passo 5- Aplicando a regra para Usuários ou Grupos
Uma vez a regra criada podemos aplicar ela a um grupo de usuários ou a apenas a alguns usuários específicos. Para isso seleciona-se o grupo/usuário ao qual irá aplicar a regra e também seleciona-se a regra a ser aplicada e então clica-se na seta indicativa para a esquerda e por ultimo clica-se em salvar conforme imagem abaixo:
Se tudo ocorreu de forma certa o usuário/grupo ao qual a regra foi designada deverá ficar conforme imagem abaixo: